Queixa electrónica

Bom dia, queria apresentar queixa electrónica.

No passado dia 5 de Junho, após ter consultado o site da Momondo e selecionado um voo (Porto – Paris CGD – Bordéus), fui encaminhada para o site da Rumbo para proceder à compra e pagamento.

Comprei o bilhete, paguei, recebi o comprovativo do pagamento e os dados para efetuar o check-in. Fiz o check-in na Air France e recebi o cartão de embarque – para o voo do dia seguinte, 6 de Junho.

Algumas horas após a compra, fui informada por telefone de que a minha reserva ia ser cancelada por erro no sistema da Air France e que todos os voos seriam cancelados e o dinheiro devolvido.

Não entendendo o telefonema nem quem me contactava, fiz algumas perguntas, apurei ser intermediário da Rumbo, expliquei que e tratava de uma viagem importante.

Disseram compreender e que iriam devolver o dinheiro imediatamente e mais 50 euros de compensação. Liguei para a Air France. Informaram-me que não havia cancelamento de voos.

Procurei o contacto de Rumbo, e liguei. Disse que teria havido um engano porque a Air France não tinha cancelado voos.

Aí responderam-me que tinha havido um erro no sistema e que tinham vendido voos demasiado baratos e que portanto todas as reservas iam ser canceladas. Expliquei que já tinha cartão de embarque pelo que devia haver algum engano. pedi para falar com alguém que pudesse esclarecer-me. deram-me outro contacto.

Liguei, informaram-me que a conversa ia ser gravada. Disseram-me que por erro do sistema todas as reservas iam ser canceladas. Insisti que já tinha cartão de embarque e que a Air France tinha confirmado, a meu pedido, a boa reserva, enviando novamente o cartão de embarque.

Finalmente, disseram-me que o problema era o valor que eu tinha pago pelo voo, que era demasiado barato, por erro no sistema deles e que a reserva seria cancelada dentro de minutos. insisti que precisava viajar no dia seguinte e que me dissessem qual o valor que consideravam adequado.

Manifestei o meu descontentamento pela atitude de não honrar um preço anunciado mas disse que de facto era importante manter a reserva e que poderia pagar mais 100 ou 200 euros bastando que me dissessem como proceder.

Em vão. por volta da hora de jantar, a Air France, amavelmente, informou-me que a reserva tinha sido cancelada por motivos que desconheciam.

Hoje recebi uma mensagem (e-mail) da Rumbo dizendo-me que uma vez que tinha havido má fé da minha parte ao comprar um bilhete de avião que claramente estava abaixo do preço praticado no mercado, tinha violado unilateralmente o contrato pelo que este, segundo a lei, era inválido.

Ou seja, não só não honraram o preço que anunciaram, como anularam uma transação feita e paga, como põem em causa o meu bom nome e a minha boa fé.

Podem ajudar-me a fazer justiça com esta queixa electrónica e com que tal não se repita com pessoas que não tenham meios para solucionar o problema ou que se encontrem em estado mais frágil e possam ser afetadas seriamente por praticas como estas?

Obrigada,

Leave a Reply