No passado dia 08 de Janeiro do corrente ano, assisti a uma situação que não pode ficar impune.
Entre as 14:05h e as 14h:12m, circulava eu na rua Almeida Garret em Odivelas, sentido Metropolitano de Lisboa, Escola Secundária de Odivelas, sendo uma faixa com duas vias de transito no mesmo sentido, a via da direita para quem vira na mesma direção e a da esquerda para seguir em frente ou virar á esquerda.
Deparo-me com um veiculo da PSP, circulando atrás do meu. Ao chegar ao cruzamento onde existe uma passadeira para peões, circulo do lado direito pois pretendia virar nessa direção, sendo, mais uma vez refiro, essa a faixa indicada para o efeito, e paro, pois um peão aguardava atravessar.
Qual não é o meu espanto quando o veiculo da PSP me ultrapassa, passando para a faixa da esquerda para seguir em frente ou à esquerda efetivamente, e sem qualquer tipo de sinalização, passando um traço continuo, não respeitando o peão que atravessava, tendo o mesmo, inclusive que parar a meio da passadeira para não ser literalmente atropelado.
O veículo volta a faixa da direita para seguir nesse sentido.
Friso que o veículo da PSP, não seguia em marcha de urgência. Poderei ainda acrescentar que o mesmo circulava a velocidade excessiva para o local indicado, sendo uma localidade. Exponho a situação para que quem de direito possa ter conhecimento de causa e atue devidamente, acho completamente vergonhoso que este tipo de atitudes e situações ocorram especialmente partindo de quem deve ser o primeiro a dar o exemplo.
Não esquecendo que o mais grave de tudo isto é o facto de uma vida (a do peão) ter estado em risco por um ato inconsciente e uma falta de respeito por parte de quem, supostamente deveria zelar pela segurança de todos nós.