“Boa tarde, continuo então a expor o assunto.
Você, Luís Oliveira, tinha-me dito a 30-4-13 que o jogo teria terminado no fim-de-semana anterior e que nada mais poderia ser feito.
Disse-me também que nas perguntas enviadas aos concorrentes estava especificado que a mensagem com a resposta deveria incluir unicamente a letra correta.
Ter-lhe-ei dito então que me lembro sim de algo nesse sentido, mas que a indicação estava feita de um modo dúbio e tudo levaria a crer que se deveria responder com a letra e a palavra correspondente seria menos importante.
Para não incorrer em erro, decidi continuar a enviar letra e palavra.
Mais tarde, a sua colega Cátia Ribeiro disse-me que o jogo terminava nesse mesmo dia, 30-4-13 e que eu tinha acabado de ser novamente incluído no jogo.
A mesma colega liga-me no mesmo dia a pedir desculpas e a dizer que já não haveria mais nada a fazer.
A Cátia disse-me então que eu tinha sido eliminado porque, mesmo tendo respondido a tempo e correctamente, tinha escrito a palavra com um erro ortográfico.
A minha mensagem em resposta continha “B-Abstraccionismo” e na pergunta enviada pela TMN a opção era “B-Abstracionismo”.
Recebi a palavra escrita de acordo com o “acordo ortográfico” e respondi com ela escrita antes do “acordo ortográfico”.
“Abstraccionismo” está correcto porque as duas ortografias irão ser ambas correctas até Setembro de 2016.
Fui eu quem deu a diferença de ortografias como possibilidade para este problema quando falei com a Cátia Ribeiro pela primeira vez, mas, se o vosso sistema não reconhece uma ortografia correcta da língua portuguesa, o problema não é meu.
Ou seja, quando falei com a sua colega pela primeira vez e consigo, também pela primeira vez, ambos me disseram que deveria ter respondido só com a letra e depois volta a telefonar-me a sua colega e diz-me que fui eliminado porque respondi com um erro ortográfico.
Dá-me a entender que me foram dadas várias explicações para esta trapaça para ver se uma delas “cola”, mas nenhuma das duas tem coerência.
1º- Como foi dito acima, “abstraccionismo”, com dois C’s, está correcto, sim, senhor.
2º- Como as mensagens não estavam numeradas e tinha de ir eliminando algumas para esvaziar a caixa de mensagens, peço-lhe que considere o universo das últimas 111 mensagens enviadas por vocês, terminando na mensagem que originou este problema, aquela com a pergunta sobre Kandinsky, enviada no sábado. A mais recente é a mensagem 1 e a mais antiga é a 111.
mensagem 43: “A personagem Florizel faz parte de que obra de Skakespeare? A-Conto do Inverno / B-Hamlet /C-Romeu e Julieta Tem até às 17h! Envie a letra correta! (transcrevi a mensagem tal como a recebi, com erro no nome de uma das obras e com o erro ortográfico no nome do autor)
Ao ler “Envie a letra correta!” Apercebi-me sim da recomendação e deduzi que esta tivesse sido feita porque alguns dos outros concorrentes teriam respondido só com as palavras e não as letras em algumas das outras respostas. Como nesta recomendação não está dito que deveríamos enviar a resposta contendo unicamente a letra e não a resposta certa a que ela estava associada, continuei a responder com letra e palavra ou resposta correta e não fui eliminado aqui. Se fui eliminado mais à frente tendo respondido exatamente da mesma forma, então porque é que há dois critérios?
mensagem 39: “Em que ilha estamos quando passamos férias em Machico? A-Tenerife B-Ibiza C-Madeira Tem até às 18h”
Aqui não há nenhuma menção a uma possível resposta obrigatória contendo só a letra e correctamente respondi “C-Madeira”
Continuei em jogo depois desta resposta e respondi com letra e palavra.
mensagem 36: “Qual o nome do padrinho de Harry Potter? A-Hagrid B-Albus C-Sirius Tem até às 19h para responder a letra correcta! Boa sorte!!”
Aqui também respondi “C-Sirius”, ou seja, com letra e nome… curiosamente continuei em jogo até porque, mais uma vez, a recomendação para responder só com a letra e nada mais nem sequer está explícita. O que se entende desta “recomendação” é que deve responder-se com a letra, sim, e que o resto fica ao critério de cada um, basicamente como a explicação que dou mais acima para a outra mensagem com a mesma espécie de recomendação.
Se o Pedro me disse que fui eliminado porque o sistema só reconhecia a letra como conteúdo da resposta correcta, e isto já só na mensagem 1, a mais recente, a que provocou todo este problema, porque é que só algumas mensagens contêm essa indicação que não é clara de todo e porque é que fui sempre sendo apurado para a fase seguinte, respondendo a dezenas de mensagens após ter respondido com letra e palavra a mensagens que continham essa “recomendação” dúbia ou inexistente? Terá sido só para me fazer gastar mais dinheiro em respostas, tendo eu sido eliminado dezenas de respostas atrás?
Aguardo resposta,
Ricardo Raposo
ricardommraposo@hotmail.com”