Sou um munícipe de Marinhais, Salvaterra de Magos que vive num bairro (Vale Cilhão) devotado ao abandono pela Câmara de Salvaterra de Magos e pela Junta de Freguesia.
O estado das estradas sem asfalto é caótico. Buracos e mais buracos que danificam as viaturas, com rebentamento de pneus, quebra de amortecedores e dano de outras peças. Mais parece que viajamos num barco açoitado pelas tormentas do que viver numa vila a menos de 100kms de Lisboa, e que tem uma grande percentagem de estradas por asfaltar.
A inépcia ou incúria dos sucessivos governos municipais têm contribuído muito acentuadamente para a degradação das ruas nas quais os munícipes pagantes de impostos são obrigados a circular em condições degradantes e absurdas.
Tenho feito vários pedidos e reclamações à Junta de Freguesia sem que o estado das coisas se altere para melhore. A Câmara Municipal não recebe os e-mails, seja no geral, imagem ou urbanismo em que os e-mails são devolvidos.
Existe uma vala que passa na confinação das ruas Vale Cilhão e Caseta que está a diminuir de largura, face às derrocadas provenientes das cheias. A Junta de freguesia colocou uns sinais de aviso mas não resolve nada. A continuar assim ficamos com o acesso cortado. O piso das estradas está degradante e ninguém se importa em resolver o problema.
Foi-me comunicado há dois anos atrás que através do PDM e fundos estruturais esta zona de Marinhais seria beneficiada com esgotos e asfaltagem das ruas. Realmente os tudos de esgoto foram colocados mas ainda não estão ligados à rede de esgotos. Para quando a ligação dos esgotos e a esfaltagem das ruas? Entretanto, porque a Junta ou a Câmara teimam em não arranjar as estadas de terra esburacadas.
Quando chove a vala transborda inundando as propriedades adjacentes. Já sugeri que colocassem manilhas mais largas ou a construção de um pontão maior para escoamento das águas das chuvas, mas até agora, silêncio. Apenas silêncio.
Este bairro tem sido devotado ao esquecimento e os responsáveis nem se dignam em debelar alguns males ou resolver problemas. Muitas das vezes são os munícipes a tapar os buracos das estradas para poderem circular. É justo? Claro que não.
Agradeço as diligências que possam efetuar no sentido de a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos ou a Jnta de Freguesia fazerem o que lhes compete pela população.
Os meus respeitos cumprimentos
Helder Morais