Trabalho no continente de Braga (minho center) e as duvidas neste momento são imensas por vários motivos. Entrei em 1 de novembro de 1998 para a empresa Carrefour quando venderam a Sonae foi que a Sonae ficasse com os funcionários e regalias que tinham. Desde então o contrato sempre foi o mesmo. Trabalho em horas e folgas rotativas, 25h por semana e na linha da caixa. Neste momento está um caos pois o continente diminuiu o numero de funcionários tudo que estava a contrato foi tudo embora isso em qualquer das secções. O trabalho esta a ser dificultado e pesado. Pois o pessoal do alimentar e do bazar estão a ser formados na linha de caixa para servirem de sós para quando houver filas.
O problema é que alguns entrem em caixa sem tudo saber e muitas das vezes pedem ajuda. as consequências fica a loja sem repositores e muitas das vezes as prateleiras vazias e os clientes quando querem informações não encontram ninguem nas secções. Ainda aconteceu este sabado dia 11 de julho de 2015 meterem pessoal sos, com pouca experiência linha de caixa e tirarem o pessoal da linha de caixa para ir repor na secção da drogaria que estava uma lastima. Ou seja a linha de caixa estava com filas a ser atendida por pessoas com pouco experiência e quem foi mandado da linha de caixa repor nem se quer usa equipamento decente para tal efeito ou seja vamos vestidos e calçados tal e qual como um operado de caixa. Será bem legal, em caso de ocorrer um acidente o seguro irá assumir?
Segundo ponto devido a falta de pessoal neste momento temos 8 pessoas de fim de semana a trabalhar na linha de caixa e uma delas em breve irá para licença de parto, o que significa que devido a falta de pessoal de fim de semana nós funcionarios da semana temos que cobrir os horários e fins de semana neste momento estamos a trabalhar 5 sábados seguidos e 4 domingos seguidos numa escala de horários de 6 semanas. Será que é legal trabalhar tantos domingos e normal uma empresa de lucro não ter pessoal necessários?
Pois está-se a tornar uma pouca vergonha são filas sem fim e os colaboradores a saturarem?
Terceiro ponto em todas a secções existem o que nos chamamos os condicionados. São pessoas que recorreram para ter um horario especifico até um X horas para não fazer horario nocturno onde a maior parte lhes foi concedido sendo as razões principais de não terem quem fique com os filhos.
Neste momento na linha de caixa está-se a tornar insustentável esta situação pelo seguinte. Temos uma escala de horarios que nos dão onde estão 2 partes: 3 semanas com escala da tarde e 3 semanas com escala da noite depois temos a seguir 3 semanas com escala da tarde e 3 semanas com escala da manhã. A escala da manhã era entendida até as 16h, a escala da tarde era entendida das 14h até as 18h e a escala da noite das 18h até ao fecho.
O que acontece é que devido as condicionadas que a maior parte meterem papel para trabalhar até as 18h30, 19h, 19h30 faz com que o resto de pessoal entrem 9 semanas entre a escala da tarde que a maior parte das vezes começa as 15h, 15h15, 15h30, 15h45, 16h, 16h30, e a novidade 16h45 e mais a escala noturna com novidade também das 17h45.
As condicionadas trabalham 3 semanas na escala da manhã e 3 semana nas escala da tarde conforme esta estipulado no papel. Mesmo assim a empresa tentou que as condicionadas alargassem os horários pelo menos de sextas e sabidos e alturas de férias e quase todas recusaram. Pois so 2 meninas de 4h é que alargaram 1h3o as sextas e sábados e uma menina de 25h fez a escala da noite esta ultimas 3 semanas. O pessoal está indignado porque se tornou um ambiente pesado e injusto sobre tudo que a parte de setembro mais 2 meninas ficaram condicionadas. As nossas escalas de horários ficaram muito penalizadas a conta delas até já temos escalas noturnas e de tarde em mistura ou seja uma das minhas futuras semanas será 16h45, folga, folga, 16h30, 18h15, 18h15, 17h. Em 4 semanas que vou ter não há um dia que possa jantar com os meus filhos e os colegas que tem as mesmas escalas que têm mais 2 semanas no noturno.
Pois queria que fosse analisada todas estas situações, isto está a ficar desagradável ja nem se quere da gosto de ir trabalhar porque além disto muitas colegas são favorecidas a nossa custa tenho um colega que em vez de entrar na escala da manhã vai continuar a noite por isso são 12 semanas nestes horários infernais.
Desde já agradeço e espero resposta rápida.