M40

Fui contactada para o meu telémóvel, no passado dia 12 de abril pela PT/MEO, onde me faziam uma proposta de adesão ao M40.

Como não estava com disponibilidade na altura, pedi para me voltarem a contactar no dia seguinte. Assim aconteceu, mas com dificuldades em termos de ligação, uma vez que na zona onde residimos a rede para as comunicações móveis é deficitária.

No decorrer do telefonema, fomos tentando negociar alguns aspectos que seriam importantes para nós, caso viéssemos a aderir ao serviço, como : mudança da box que temos, 3º telemóvel, transferência de saldos, valor da prestação, etc. Enquanto decorria a negociação, a chamada caiu ficando por definir todos estes assuntos.
Não confirmamos em circunstância alguma, que queríamos o serviço, até porque, tal como já referi estávamos a negociar as condições.

Qual não é nosso espanto quando recebemos passados alguns dias uma carta da PT agradecendo a adesão e enviando cartões de telemóvel! A carta está datada de 13 de Abril e recebemo-la a 18! Após a recepção da carta, contacto de imediato o apoio ao cliente, 16200, 18 de abril pelas 20h45m e falo com a D. Susana Pereira, informando sobre a minha estranheza uma vez que não confirmei o pedido de adesão!

Envio a 22 de abril, através de formulário online para o apoio ao cliente da PT uma reclamação por mail expondo a situação.
A resposta de D.Elisabete Guilherme da PT Cliente, recebida também a 22 de abril, é a de que, o serviço M40 ADSL total 24 está ativo “conforme pedido registado através de contacto telefónico” e “Caso pretenda efetuar alguma alteração ao serviço” (?) deverá contactar 16200 opção 4″.

As condições que me apresentam para o serviço em nada tem a ver com o que estávamos a negociar com o operador, repito, durante uma chamada que caiu, e aonde nunca confirmamos a aceitação do serviço. E não fizemos outra coisa se não contactar com o 16200 e tentar resolver a situação, cancelando um serviço que não aceitamos!

No dia 22 de abril, recebo também uma chamada da PT – D .Daniela Pereira, novamente sobre a adesão. Telefono novamente nesse dia à noite a dizer que não aderi ao M40 e que não estou interessada. Entretanto, recebemos uma fatura de um valor muito acima do habitual respeitante ao serviço M40 (?).

Mais uma vez contactamos para o 16200 D. Vitória Meira, cerca das 14h, a quem relatamos todo o sucedido. Compromete-se a fazer o cancelamento do serviço e o estorno da factura. Em vez da importância que nos apresentaram inicialmente, acabamos por pagar menos do que habitualmente…

Contudo esta fatura de abril nunca foi retirada da nossa conta corrente na conta cliente da PT, nem nos foi enviado um extrato com todo os movimentos realizados no sentido de sabermos o que estávamos a pagar efetivamente. Fui novamente contactada pela PT, Sr. Ricardo Cunha , no dia 8 de maio, informando que o assunto estava sanado, e que já tínhamos voltado ao serviço anterior.
Qual não é novamente o nosso espanto, e exasperação, quando recebemos em finais de maio informação de fatura para pagar novamente do serviço M40!

Novo contacto para o 16200 no dia 28 de maio, e o Sr. Claudio Carvalho diz-nos que o Centro de Faturação não tinha sido informado da alteração! Criou processo, e referiu que até ao final da semana, ou num prazo máximo de 10 dias iriamos receber uma comunicação no sentido de nos informarem sobre o novo valor a pagar. Passaram os 10 dias e não fomos contactados.

Só após duas deslocações a uma Loja da PT é que consegui finalmente resolver o assunto.
E só agora apresento a situação aqui pois tenho estado à espera a ver se realmente ficou resolvido…

Alteraram o contrato sem nosso consentimento!
Não atendem ou não dão seguimento às reclamações que apresentamos por escrito ou através do nº disponibilizado para apoio ao cliente (16200)!
Existe sobrefaturação!

Achamos absolutamente inadmissível a forma como procederam!
É de uma agressividade, de uma falta de respeito, de uma intromissão em vida alheia que dificilmente encontro palavras para qualificar!

Ângela Ribas

Leave a Reply