No seguimento de anomalia com o equipamento Sony Xperia Z2 (Tablet), prossegui com o pedido de reparação do mesmo, junto do agente DataFax (Porto).
A anomalia em questão é o fato de o equipamento não se ligar, independentemente se está ligado ao carregador ou não.
Prévio ao encaminhamento para reparação, foram realizados os despistes solicitados no site, nomeadamente permitindo que o tablet estivesse em carregamento durante um período alargado de tempo (experiência feita com cabos usb diferentes e com ligação via tomada, bem como ligado a PC), sem qualquer sucesso. Foi ainda tentado um reset, sem também qualquer efeito. Acrescento ainda que, foram pesquisadas outras soluções para esta situação, que permitiu aferir que anomalia é recorrente, mas para além das referidas no site, apenas encontrei a sugestão de aceder à Assistência Técnica para a devida reparação.
Numa primeira abordagem, foi feito o pedido de reparação à DataFax. Ao fim de alguns dias, foi recebido o contacto, referindo que o equipamento teria ser reparado fora da garantia, visto que apresentava um “empenamento”, que segundo os mesmos, não é coberto pela garantia. Tal reparação, teria um custo de 90 euros + IVA, algo que prontamente foi recusado, visto o equipamento não ter sido alvo de mau uso, tendo sido inclusivamente tiradas fotografias previamente, em caso de necessidade.
Após a recolha do equipamento, solicitei que fosse novamente encaminhado o pedido de reparação, nesta fase, através da loja onde o adquiri, Prinfor (Porto), onde, antes de qualquer outro procedimento, foi verificado o equipamento à luz do relatório anterior, não sendo encontrada justificação para tal. Neste sentido, foi novamente encaminhado pedido de reparação, novamente tendo sido a DataFax a responsável por tal. Mais uma vez, a reposta foi a mesma, o equipamento apresentava-se “empenado” o que segundo os mesmo seria impeditivo para o correto funcionamento do equipamento. Foi novamente apresentado orçamento de 90 euros + IVA, o qual foi outra vez recusado.
Ao recolher o tablet junto da Prinfor, foi feita nova verificação visual da justificação, o que, em conjunto com os responsáveis da loja, foi tido como algo completamente descabido. Dada toda esta situação e, com o aconselhamento dos responsáveis da loja Prinfor, que se disponibilizaram a confirmar a exposição aqui apresentada, venho manifestar a minha sobeja insatisfação com o serviço de Assistência Técnica Sony, cuja “face” é dada pela DataFax, requerendo uma devida análise a esta situação, pois a justificação apresentada para a recusa da reparação do equipamento em garantia, não tem qualquer tipo de validade, pois se tal “empenamento” afeta o funcionamento do tablet, então apenas considero que tal formato incorreto do equipamento advém da sua fabricação, havendo uma falha enorme no controlo de qualidade, pois não se trata de um equipamento low-cost, mas sim de um produto lançado numa perspetiva premium, que não se coaduna com o apoio dado.
Estou disponível para a realização dos procedimentos necessários para a resolução desta situação, no entanto dada justificação referida, não me encontro na disponibilidade de aceitar a reparação com custos do equipamento, visto não encontrar razões para que tal justificação tenha sido dada, com a exceção de defeito de fabrico, onde aí volta a recair a responsabilidade sobre a Sony.
Concluo, acrescentado que a reclamação em causa, foi devidamente apresentada aos serviços de Apoio da Sony a 23/04/2015, tendo sido indicada que a questão seria analisada e seria dada uma resposta por escrito, por meio de carta, algo que até ao momento não ocorreu. Relevo ainda que junto dos serviços da Sony foram encaminhados todos os documentos (relatórios de reparação e fatura de compra), bem como fotografias onde é possível atestar o referido nos relatórios como sendo falacioso.