Exmos. Sres.,
No dia 09/07/2013, ao visualizar um dos muitos sites de descontos que estou inscrito, visualizei no site http://www.unilook.pt/ pertencente ao grupo Univantagens Comércio & Serviços, Lda. Estrada de Telheiras, 137 1600 – 769 Lisboa – Portugal Tel.: 21 758 70 24/49 | Fax: 21 758 70 45
Um voucher que “prometia” uma refeição de Rodízio de picanha à discrição. para a dois no Maria Laranja apenas 16€! Este rodízio teria como acompanhamento acompanhamentos incluídos:
•Batata Frita;
•Farófia;
•Banana frita;
•Arroz branco;
•Feijão preto;
•Caldo Verde;
•Salada.
E teria ainda uma entrada à escolha entre Gambas ao alho; Gambas ao piri piri; Pica pau; Picadilho ao Madeira; Salada caprese; Chouriço assado.
Como condições era também referido o seguinte:
Condições
• Bebidas não incluídas
• Demarcações com 48h. Não comparência implica
anulação do voucher.
• Reserva prévia mediante disponibilidade.
• Imagens ilustrativas.
•Validade do voucher: até 30 de setembro de 2013;
•Horário: segunda a quinta-feira das 12h às 19h |
sexta-feira das 12h às 23h | sábado das 19h às 23h;
•Oferta válida para jantar de 6ª e sábado.
•Demarcações com 48h. Não comparência implica anulação do voucher.
Com tudo isto e perante o preço apresentado, pareceu-me uma boa ideia, mostrar aos meus colegas de trabalho, para num dos dias de trabalho usufruirmos do rodízio, como 3 deles gostaram, e tendo o acordo dos mesmos, comprei dois vouchers, através da minha conta no site Unilook. Ficando assim em 8 euros para cada um a refeição.
No dia 23 de Julho, quando, todos tínhamos disponibilidade para marcar o ansiado almoço de rodízio de picanha, eu próprio liguei para o restaurante por volta das 10h da manhã, para fazer a marcação para esse mesmo dia, no entanto responderam-me do restaurante “Meia Laranja” que o sistema de picanha, não funcionava ao almoço mas sim apenas ao jantar e que tinha sido um erro da parte do site promotor.
O mesmo senhor sugeriu, uma alternativa, que não agradou a nenhum de nós 4, pois tínhamos comprado um rodízio de picanha e não um prato do dia com, sobremesa e café como nos foi sugerido.
Imediatamente a seguir contactei através do telefone a univatangens, tendo sido atendido pela Sra. Joana, à qual agradeço a disponibilidade e atenção prestada para com o cliente, neste caso eu.
Expliquei-lhe a situação e a mesma, pediu-me para enviar um e-mail a reportar a situação, para ficar oficial.
Assim fiz no dia 23/07 às 10:33 da manhã, enviei o mail solicitado, (mail esse que transcrevo aqui, bem como todos os outros que se seguiram).
“Exma. Sr.ª Joana, Bom dia,
Conforme nossa conversa telefónica, envio os vouchers que comprei, e que após contacto com o restaurante “Meia Laranja” para marcação da “experiência”, o mesmo disse que não era possível ao almoço, porque não trabalham com picanha ao almoço e que o erro foi provocado pela empresa responsável pelos vouchers.
A alternativa proposta pelo restaurante Meia Laranja não é do meu agrado, assim se não for possível a marcação na integra da “experiência” que comprei à hora de almoço, agradeço a restituição do dinheiro gasto nos dois vouchers.
Deixo o meu contacto telefónico
916 266 846
Muito obrigado
Com os melhores cumprimentos
Carlos Neves“
Prontamente e passados poucos minutos a Sr.ª Joana ligou-me para o meu telemóvel dizendo que os vouchers tinham sido cancelados e que o dinheiro seria creditado na minha conta Unilook.
Expliquei à Srª Joana, que não era isso que pretendia, uma vez que a compra tinha sido efetuada com mais três colegas e que nenhum queria mais usufruir de nenhum voucher e que apenas queriam a parte do dinheiro que lhes correspondia. O que eu pretendia sim era a devolução do dinheiro na minha conta bancária, para também depois poder transferir a parte do dinheiro dos meus colegas para as contas respectivas.
A Sr.ª Joana respondeu-me que ia colocar a questão à gerência e que me informava da decisão.
Às 10:57 recebo um e-mail da Sr.ª Joana com o seguinte texto:
“Bom dia, Sr. Carlos.
A gerência diz que o máximo que conseguimos fazer é creditar-lhe o valor na conta pois efectivamente a campanha foi dirigida a nós UNILOOK sem a restrição para os almoços, e foi colocada conforme indicado pelo parceiro. Para devolução do montante teria que ter sido nos 14 dias após a compra do cupão, tal como referem os termos e condições, prazo esse que já foi ultrapassado.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Teixeira | Gestora de Parcerias”
Perante tal resposta e por apenas ter o contacto da srª Joana, às 11:41 respondi da seguinte forma:
“Bom dia,
Pois para mim, quando fiz a compra também achei que não havia restrições para além das indicadas no voucher, e quando tentei marcar foi me respondido algo completamente diferente do vouchers que comprei.
Comigo não houve cumprimento do que comprei, Sendo a validade do voucher até 30/09/2013, poderia fazer a marcação até essa data, como é óbvio não posso adivinhar que as “regras do jogo” mudam a meio. Logo não podia pedir a devolução antecipadamente, dentro dos 14 dias como refere. O que sei é que o que comprei não corresponde ao que me deixam usufruir, não me interessa de quem é a culpa se vossa, se do parceiro, eu comprei o voucher à Unilook e para comigo é a unilook que está a falhar, o outro problema é entre a unilook e o restaurante Meia Laranja.
Volto a dizer os vouchers não foi apenas para meu usufruto, por isso eu também sou responsável para com outras pessoas e também por isso, volto a referir que pretendo a devolução do dinheiro na minha conta bancária. Certamente que a gerência me quererá manter como cliente, para futuras compras. O que não acontecerá se ficar defraudado e “enganado” e claro não só me perderá a mim como cliente como, terá já mais 3 pessoas (as que compraram os vouchers comigo) que também com esta situação não irão comprar nada na Unilook.
E claro que informarei todos os meus amigos de toda a situação, através de todos os meios ao meu dispor (desde as tecnologias modernas como o facebook, ao “boca a boca”).
Agradeço, uma resposta rápida, porque como honro os meus compromissos, quero devolver o dinheiro aos meus colegas os mais rapidamente possível.
Peço também que faça chegar este e-mail à Gerência.
Sem outro assunto;
Carlos Neves”
Como tinha pressa em resolver o assunto e eram 16h e não tinha qualquer resposta, telefonei de novo para a linha de da Unilook, fui novamente atendido pela Sr.ª Joana, que me disse que ainda n tinha qualquer resposta por parte da Gerencia, mas que ia falar com eles e que prontamente me daria uma resposta.
Assim foi às 16:29 recebi um e-mail da Sr.ª Joana.
“Boa tarde, Sr. Carlos.
Continuam intransigentes. Referindo que deve entender-se com o restaurante. Conforme as informações que lhe indiquei antes, tome a posição que lhe pareça por bem.
Os mais cordiais cumprimentos,
Joana Teixeira | Gestora de Parcerias”
Liguei novamente para a Univantagens e pedi à Sr.ª Joana, que que então me cancelasse os vouchers e colocasse o dinheiro na conta unilook, que eu depois com esse mesmo saldo iria, fazer nova compra e pedir a devolução ai sim dentro do prazo de 14 dias, mesmo perdendo 15% do valor gasto nas compras como está nas condições apresentadas pela unilook, mesmo não achando correto estes 15% a menos, uma vez que me venderam como se diz na gíria “Gato por Lebre” uma vez que o que comprei, e que era informado no voucher, não corresponde ao que na realidade poderia usufruir.
Às 16:44 os dois vouchers foram cancelados e feito o credito na conta Unilook, como atesta o e-mail da Sr.ª Joana
“Boa tarde, Sr. Carlos.
Já tem os 32€ em crédito na sua conta da Unilook.
Cumprimentos
Joana Teixeira | Gestora de Parcerias
Às 16:38 e às 16:47 respectivamente e pela seguinte ordem mandei os seguintes e-mails à Sr.ª Joana
“Boa tarde,
Agradeço a devolução do meu crédito na conta da Unilook.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Neves”
“Boa tarde,
Muito obrigado pela sua atenção.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Neves”
Ás 5:00 da tarde, faço de novo a compra dos dois vouchers, dos mesmos vouchers, com o credito da conta, logicamente os mesmos vouchers para não ter que despender mais nenhum dinheiro e imediatamente solicito a devolução do dinheiro enviando o seguinte e-mail
“Boa tarde,
Tendo em conta o ponto 4.1
Direito de revogação. Nos termos da legislação aplicável, o utilizador poderá revogar a sua declaração contratual relativamente à compra do cupão, sem ter de indicar o motivo, dentro do prazo de 14 dias.
Venho desta forma solicitar o reembolso para a minha conta bancária, e anulação dos vouchers seguintes:
Com os melhores cumprimentos:
Carlos Neves”
Pouco tempo depois do envio do meu e-mail, recebo uma chamada no meu telemóvel, da parte da Sr.ª Carmen Teixeira que se apresentou como gestora da Univantagens, gestora essa que até então não se tinha dignificado a responder aos meus mails. Para além disto a Sr.ª iniciou a conversa dizendo que eu tinha agido de má fé em toda a situação, será essa mesma má fé que quando solicitei o devolução do dinheiro, me foi respondido através da Sr.ª Joana, que Para devolução do montante teria que ter sido nos 14 dias após a compra do cupão.
Não contente com tal perjúrio e ofensa para com o cliente e mesmo depois de voltar a explicar toda a situação e que, a compra do voucher não envolvia mais 3 pessoas, a mesma senhora disse que a minha atitude era de “chico esperto” ao qual eu respondi. Chico esperto o quê pedir a devolução do dinheiro, do dinheiro que gastei, com a agravante de receber menos 15% do dinheiro.
De referir que nesta conversa telefónica a Sr.ª embora tenha reconhecido que era um erro entre o restaurante e o site, uma vez que sabia que eles por estarem inseridos numa zona de serviços pretendem através dos vouchers arranjar clientes para o jantar. Referiu ainda que o dinheiro seria devolvido após 30 dias de acabar a experiência no site, dando a entender que iria demorar muito tempo nessa mesma devolução ao qual eu respondi que a promoção pelo site indicava o seu termino em 6 horas, respondendo-me a mesma, que algumas experiências eram prolongadas durante muito tempo. Talvez seja aqui que a Sr.ª Carmen queira falar de má fé? Por isso mesmo lhe perguntei, então quando me iriam vão o dinheiro, daqui a 1 ano? A mesma disse que não conseguia adiantar datas.
Solicitei à mesma para me responder por escrito me ao meu e-mail, dando-me todas as informações, à qual a mesma disse que o ia fazer.
Entre o meu e-mail para a Sr.ª Joana e o telefonema, mais precisamente às 17:14 a Sr.ª Joana reenvia um e-mail para a Sr.ª Carmen, com o conteúdo do meu e-mail, no qual solicitei a devolução:
“De: Joana Teixeira [mailto:joana@univantagens.pt]
Enviada: terça-feira, 23 de Julho de 2013 17:14
Para: ‘Univantagens’
Assunto: FW: Vouchers Meia Laranja
Joana Teixeira | Gestora de Parcerias
Tm. 96 98 01 729 Fixo: 217 568 446
_________________________________________________
UNIVANTAGENS – Lider Nacional em Descontos e Parcerias
CRC Lisboa 17/20070351 | NIPC:507912195 | C. Social 105.000 €
Estrada de Telheiras 137 1600-769 Lisboa tel. 21 758 70 49
De: Carlos Neves [mailto:carloseven@yahoo.com]
Enviada: terça-feira, 23 de Julho de 2013 17:10
Para: Joana Teixeira
Assunto: Re: Vouchers Meia Laranja
Boa tarde,
Tendo em conta o ponto 4.1
Direito de revogação. Nos termos da legislação aplicável, o utilizador poderá revogar a sua declaração contratual relativamente à compra do cupão, sem ter de indicar o motivo, dentro do prazo de 14 dias.
Venho desta forma solicitar o reembolso para a minha conta bancária, e anulação dos vouchers seguintes:
Com os melhores cumprimentos:
Carlos Neves”
Apenas tenho conhecimento deste e-mail porque às 17:51 recebo um e-mail por parte da Sr.ª Carmen mas sem qualquer conteúdo de resposta, e apenas com uma imagem, dos sites e empresas da Univantagens, e com o histórico de toda a conversa, no qual consta o reenvio da Sr.ª Joana para a Sr.ª Carmen
Perante o e-mail em branco enviado por parte da Sr.ª Carmen, respondi às 17:56 da seguinte forma;
“Boa tarde,
Penso que o mail que me enviaram, veio por engano, pois veio em branco.
Sem outro assunto
Carlos Neves”
Como continuava, sem qualquer resposta por escrito, por parte da Sr.ª Carmen, às 20:07 enviei o seguinte e-mail para a Sr.ª Carmen
“Exma. Sr.ª Carmen,
Continuo a aguardar uma resposta, por escrito, pois após o seu inqualificável e inapelável telefonema, apenas recebi um mail em branco, com uma pequena imagem das empresas que fazem parte do grupo Univantagens, o qual desde já agradeço pois pela imagem, fico a conhecer as empresas com as quais não vou querer ter qualquer tipo de relação comercial.
Presumo que o mail em branco terá sido um erro (mais um…), mas como a própria Sr.ª disse todos tem o direito de errar…
Sem outro assunto;
Carlos Neves”
Dado a ausência de resposta, aos meus e-mails, após o meu pedido de revogação dos vouchers e consequente devolução do dinheiro, o que demonstra a “má fé” que pelos vistos a Sr.ª Carmen tanto gosta de mencionar, talvez porque seja pratica da mesma, enviei um outro e-mail em 29/07 às 01:06 am com o seguinte texto:
“Boa noite,
Presumo que a ausência de resposta por escrito ao meu mail enviado em 23 Julho e aos que se seguiram para a Srª Carmen, seja um ato de “boa fé”, por parte da mesma, bem como da Unilook e Univantagens.
Assim sendo volto a solicitar o reembolso para a minha conta bancária, e a anulação dos vouchers, tendo em conta o ponto 4.1.
Deixo o meu nib:
NIB(omiti aqui)
Sem outro assunto
Carlos Neves”
É claro que até à data de hoje, ainda não recebi qualquer resposta escrita ou qualquer crédito em conta, bem como não voltaram a cancelar os vouchers, talvez com o intuito de “boa-fé” para que os mesmos expirem.
Perante tal situação venho desta forma apresentar uma reclamação e pedir a vossa ajuda na resolução deste caso.
Tenho todas as cópias dos e-mails recebidos e enviados, os quais se pretenderem posso enviar por carta.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Neves