No dia 30 de Julho fui ao Porto e pedi ao operador de bilheteira de Porto-Campanhã que me coloca-se o NIF de uma associação no bilhete.
Dei o número que necessitava e só reparei no Alfa Pendular que estava como consumidor final. Pedi ao revisor do comboio e disse-me que envia-se um e-mail ou uma carta para a CP, que eles passavam a fatura com o NIF pretendido, bastando fornecer o número do bilhete em questão. Fui as bilheteiras em Coimbra e os funcionários responderam da mesma forma. Contactei e enviei um e-mail e disseram-me da CP que era possível mas com justificação. Eu enviei todos os dados necessários, esperei e nada. Contatei novamente e disseram-me que não era possível pois logo que se passa uma fatura não é possível alterar.
Pois eu fui a uma repartição de finanças, concretamente na Lousã, perguntei onde estava escrito que não podia passar/alterar fatura e o funcionário disse-me que não estava escrito em lado nenhum e que é possível alterar uma fatura. Segundo ele me disse não é obrigatório, pois eles já passaram uma fatura mas escusavam de me mentir, de me faltar ao respeito ao ser arrogantes e de haver má vontade.
“Não é possível inserir o Número de Identificação Fiscal após um bilhete ser emitido, pois só no momento da aquisição é possível inserir os dados fiscais”
Dá-me a impressão que só querem lucro e não olham a meios, sem pensar que futuramente que eu e outros podem deixar de ser clientes por causa de uma situação destas. Espero que se resolva e se alerte esta situação pois pode acontecer a outros. Pode não ser muito ( € 16,70) mas se fosse €200? Acham que é correcto e é a melhor maneira de preservar clientes?
PS: Mais uma alerta, existem bilheteiras que não tem qualquer aviso, na data em que pedi a factura.