O meu relato tem como intuito precaver possíveis compradores de telemóveis, com funcionalidades anunciadas acima da média e a preços apelativos, tendo por base a relação preço e qualidade. O preço é razoável, no entanto a qualidade é uma ilusão, até porque estas marcas apostam em áreas de apoio ao cliente assertivas de modo a minimizar a falta de qualidade nos seus dispositivos.
Sou detentor de um desses equipamentos, como há hoje em dia dezenas de novas marcas a anunciarem funcionalidades de topo de gama a preços low-cost, a maioria delas asiáticas, razão pela qual me levou a optar por uma empresa aqui bem mais perto, em Espanha, pertencendo ao grupo Mundo Reader e de nome BQ. Pensei, que por se encontrar no espaço europeu, os padrões seriam significativamente mais elevados do que as restantes, o que é não corresponde á verdade.
Adquiri o primeiro BQ Aquaris 5 há cerca de 2 meses e o gps nunca funcionou, apesar de ter tentado tudo o que existia nos fóruns e aconselhamentos do Suporte ao cliente. Devolvi o equipamento e como constatei no fórum da marca inúmeros utilizadores a queixarem-se de problemas relacionados com a falta de qualidade de determinados componentes do telemóvel, pedi expressamente que o novo fosse verificado exaustivamente de modo a minimizar possíveis problemas futuros, ao que me garantiram que o telemóvel que me iriam enviar seria completamente revisto em todos os seus componentes.
Com a chegada do novo equipamento os problemas foram diferentes, quanto ao GPS estava melhor (embora não estivesse perfeito), no entanto tinha outro tipo de anomalias, indicador da bateria não correspondia ao real (apesar de calibração e cargas completas de carga-descarga), ligar o bluetooth e perder a rede nos dois cartões, etc. Por último, deixei de ter som quando faço ou recebo uma chamada.
Tentei repor valores de fabrica, bem como hardreset e nada. Sugeriram-me que voltasse a enviar o telemóvel para reparação, mas tendo em conta o histórico que tive, não acho que seja solução, enviar mensalmente o meu telemóvel (ficando sem ele durante uma semana ou mais) para reparar, até findar o período coberto pela garantia. Existem relatos de clientes que já enviaram o equipamento para reparação 3 ou 4 vezes e rapidamente surgem novos problemas. Não se trata de problemas isolados, devido a defeito de determinados componentes, trata-se sim de má qualidade na maioria dos componentes presentes no equipamento.
O cliente não pode funcionar como um departamento de controle de qualidade da empresa em questão. O cliente paga o valor que pedem e presume o normal funcionamento esperado para um equipamento deste género.
Pretendo uma solução definitiva para o meu problema e penso que a unica possivel é a devolução definitiva do equipamento e reembolso do valor pago.
Cumprimentos
Ivo