Matriculas

Boa tarde,
eu gostaria de fazer queixa da escola Escultor Francisco dos Santos, na Rinchoa, Sintra.

Isto porque a escola instaurou regras feitas por boca, visto não estar nem na legislação nem no regulamento interno. E que regras são estas? Para os encarregados de educação poderem inscrever os seus educandos e o seu horário escolar têm de fazer uma fila no portão da escola no dia da inscrição da matricula (e posteriormente irão receber umas senhas), e os alunos vão sendo inscritos conforme ordem de chegada, com ou sem prioridades (atividades extracurriculares). Houve pais que estiveram presentes desde as 19h do dia anterior a acampar no portão da escola… E depois existe a regra que quem frequenta o conservatório tem vaga em qualquer turma e prioridade na escolha das disciplinas do 7º ano.

Resumindo, os miúdos são “obrigados” a fazerem o mesmo não podendo ter outras atividades extracurriculares porque estas não são importantes para a escola. E as “crianças” que reprovam 2 e 3 vezes com um grande insucesso escolar mas que tenham encarregados de educação disponíveis em qualquer horário têm prioridades na escolha da turma e horário porque chegaram primeiro à inscrição da matricula, e os esforçados e com sucesso escolar mas “infelizmente” com encarregados de educação ocupados não têm opção de escolha.

Depois de 5 horas na fila consegui inscrever o meu irmão, e este levava 2 declarações, uma em como é federado e pratica futebol e outra em como frequenta o Cambridge, ambas atividades da parte da tarde, e no entanto estas declarações de nada serviram porque “chegamos tarde à inscrição” e porque ele “não frequenta o conservatório”. As inscrições começavam as 8h30 e eu cheguei por volta das 5h.

Escrevi uma reclamação no livro de reclamações mas espero que isto tenha o devido desenvolvimento porque acho inadmissível o que fazem nesta escola, e quando lhes pergunto como é que os encarregados de educação não têm possibilidade de ir “dormitar” para o portão para inscrever os seus educandos me respondem “podem vir os miúdos”, sim miúdos com 12 anos, e ainda me disseram que não conseguem fazer as matriculas de outra maneira.

Aguardo resposta,

Cátia Nunes

Leave a Reply