Venho, através dessa, documentar fato ocorrido em 16 de Junho de 2015 na Concessionária Morena Veículos localizada na Avenida Magalhães Neto em Salvador/Bahia.
Em 05 de Junho de 2015, comprei o seguinte veículo: Ford Ranger XLT CD4 32 com MOTOR de número SA2T FJ307723 e renevam de número 203887 na concessionária Morena Veículos.
Em 16 de junho de 2015, Após a realização de checklist e pagamento dos acessórios citados, o carro foi retirado por mim da concessionária às 13:45h com hodômetro marcando 48km. Aproximadamente 2 minutos após a minha saída da concessionária, em plena Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Salvador Shopping e do Hospital Sara Kubitschek, com trânsito intenso.
O veículo subitamente parou, desligou todos os comandos e não ligou mais. Logo, entrei em contato com o vendedor (13:50h) que foi ao local (14:05h), juntamente com um mecânico e, após muitas tentativas infrutíferas de ligar o veículo, os mesmos optaram pelo reboque para melhor análise pelos mecânicos da concessionária. Dessa forma, o veículo foi rebocado (15:20h) de volta à concessionária dando entrada às 15:35h para investigação do real motivo da Pane Veicular. O referido veículo necessitou permanecer 24 horas na oficina para reparos. O veículo foi liberado com o seguinte relato na ordem de serviço (número: 420519-03): “Foi detectado que o combustível envelhecido no tanque provocou a falha. A solução foi efetuar a limpeza do filtro de partículas diesel”.
Em relação ao acima exposto, gostaria de salientar que fui submetido, em virtude dessa Pane Veicular a uma situação de grande risco, podendo, inclusive, ter ocasionado um acidente com vítimas. Tudo isso me deixou muito desconfortável e inseguro na condução futura desse veículo, na medida em que trafego diariamente por vias de maiores limites de velocidade, onde eventos como esses podem ser fatais.
Gostaria de reiterar que essa situação foi comprovada pelo vendedor que foi ao local onde o veículo estava parado, verificou que o mesmo não funcionava e o rebocou de volta à concessionária.
Visando preservar a segurança da minha família, solicitei ao gerente de serviços da referida concessionária, um laudo técnico informando, detalhadamente, o motivo da Pane Veicular, o que foi feito para resolver o problema e a probabilidade de ocorrer algo semelhante. Após tentativas infrutíferas em obter uma resposta técnica do referido gerente de serviços da Concessionária Morena Veículos (e-mails, telefonemas e contatos pessoais), venho aqui através dessa buscar soluções para algumas questões:
1) O que leva um carro ZERO KM, apresentar uma Pane Veicular 2 minutos após sair da concessionária, necessitando de reparos por um período de 24 horas?
2) O que leva um carro ZERO KM apresentar uma PANE VEICULAR por combustível envelhecido no motor?
3) Combustível envelhecido obstruindo filtro em um carro Zero KM é uma situação normal?
4) Qual a garantia que tenho que esse problema não se repetirá no futuro, podendo levar a consequências fatais?
5) Qual a probabilidade de repetição desse evento no futuro?
6) Qual a garantia que eu tenho que a PANE VEICULAR não foi decorrente de um vício do produto?
Diante do acima exposto, aguardo contacto da concessionária.