No passado dia 3 de Julho de 2013, por volta das 12h00, desloquei-me á loja Zon Tv Cabo sita no centro comercial Braga Parque, em Braga, no intuito de alterar o meu serviço de televisão, internet e telefone fixo para o novo pacote ” Iris 4+ ”, com a inclusão de dois números de telemóvel que o referido pacote ( Iris 4+ ) engloba.
Na loja, foi-me dito pelo funcionário José, que de momento não me recordo do apelido do mesmo, que como eu já era cliente do serviço Zon, bastava fazer a alteração contratual e que eles me iriam fornecer uma nova box, visto que com o novo pacote tinha que ter uma Zon Box 2.0 HD+DVR e que quando chegasse a casa era só substituir a box antiga pela que eles me iriam dar lá na loja. Foi-me também dito pelo referido funcionário que iriam só fazer ativação da box naquele momento e que depois era só chegar a casa e trocar as boxes.
Ainda na loja, foi-me dito pelo funcionário que tinha havido um problema com o sinal da box e que para que eu pudesse trazer a box naquela hora e depois ver televisão em casa normalmente, eles (ZON), tinham emitido um sinal provisório, mas que o problema iria ficar resolvido no prazo máximo de 24h a contar daquele momento e que não ia ter qualquer problema.
Após chegar a casa por volta das 17h00 do mesmo dia 3 de Julho, substitui a box antiga pela nova e liguei o aparelho que logo se iniciou sem qualquer problema e aparentemente tudo estava dentro do normal, visto que os canais estavam todos a dar normalmente.
No dia seguinte, dia 4 de Julho, rececionei duas sms, uma ás 12h44 e outra totalmente igual ás 16h11 a dizer que o problema estava a ser acompanhado, que iriam resolver o mais breve possível e que iriam entrar em contacto comigo até ás 20h00 do dia 10 de Julho de 2013 (ou seja, 7dias??? depois do dia que fui á loja?, inadmissível).
Nesse mesmo dia (dia 4 de Julho), no final do jantar, tentei visualizar um filme através do ZON Videoclube, acedi ao Videoclube, selecionei o filme e quando introduzi o código de 4 dígitos para ver o filme, o écran da minha televisão ficou todo negro, sem imagem e sem reação. Estranhei a situação e retrocedi com o comando até ficar novamente a ver televisão, voltei a fazer todos os passos até selecionar o filme e mais uma vez após colocar o código de 4 dígitos que é obrigatório para visualizar qualquer filme, o écran voltou a ficar negro e sem qualquer alteração.
Por estranhar aquela situação contactei pelas 23h50através do número 800992525 (número fornecido pela ZON apenas para o meu número de cliente para que eu pudesse contactar caso houvesse algum problema e que na mensagem escrita enviada para mim pela Zon está escrito que é um contacto gratuito, situação que não aconteceu tendo-me sido cobrada a chamada no valor de 1,36€, posteriormente), falei com a funcionária de nome Ana Costa, expliquei a situação e foi-me dito que tinha havido um problema informático e que por esse motivo a box ainda não se encontrava devidamente registada, o que não permitia que eu visse filmes no Videoclube ou fizesse o Timewarp, serviço que consta em ver programas que passaram nos últimos 7 dias, mas que a situação iria ficar resolvida sem falta até às 15h00 do dia seguinte, dia 5 de Julho, e que quando isso acontecesse iria receber uma sms a confirmar a resolução do problema.
No dia seguinte, dia 5 de Julho, não recepcionei qualquer sms a confirmar que o problema estaria resolvido, pelo contrário recebi mais uma sms a dizer que o problema estava a ser acompanhado, que iriam resolver o mais breve possível e que iriam entrar em contacto comigo até ás 20h00 do dia 11 de Julho de 2013 (8dias depois do dia que fui á loja pela primeira vez), ou seja mais uma mensagem totalmente igual ás duas que recebi no dia 4 e o problema sem ser resolvido.
Neste mesmo dia 5 de Julho, voltei a entrar em contacto com o apoio técnico ás 20h48 (serviço que na loja do Braga Parque e posteriormente na loja Zon Tv Cabo do Mar shopping, em Matosinhos me tinham dito que resolviam na hora qualquer problema), através do mesmo número 800992525 (chamada supostamente gratuita e mais uma vez cobrada), falei com o funcionário Ricardo Moreira e depois de mais uma vez eu ter que explicar tudo de novo o que se estava a passar (não ser possível visualizar filmes no Zon Videoclube e fazer o Timewarp), o mesmo voltou-me a dar a mesma justificação que tinha dado a Sr.ª Ana Costa no dia antes, através do mesmo número de apoio técnico que pelos vistos não resolvem coisa nenhuma, nem sabem explicar o que se passa, para além da arrogância e ironia com que os clientes são tratados. Mais uma vez a justificação foi que havia um problema informático e por isso não tinha ainda sido feito o registo da box. Por essa razão mostrei mais uma vez o meu desagrado e exigi que, como cliente que paga as contas a tempo e horas e também por já ser cliente á algum tempo, o problema ficasse resolvido o mais tardar até às 00h00 daquele mesmo dia, tendo-me sido prometido por Ricardo Moreira, que iria ser contactado no prazo máximo de 1h pelos serviços da Zon para resolver o problema e que iria ficar resolvido na hora que me contactassem, situação que não aconteceu, não fui contactado até hoje por ninguém da Zon, e para variar a box continua com o problema por resolver.
No dia seguinte, dia 6 de Julho, sem surpresa, a box continuava com o problema referido e mais uma vez contactei o apoio técnico (800992525, novamente chamada cobrada), falei com a Sr.ª Nariete Tavares, que depois de eu mais uma vez explicar tudo o que se estava a passar como se fosse a primeira vez, novamente a justificação foi a mesma dos dois anteriores telefonemas, um problema informático que não estava a permitir que a box fosse registada. Por este motivo disse á funcionária referida, que ou me explicava de uma vez por todas quem ou qual era o real problema, quem teria sido o responsável ou responsáveis e que de uma vez por todas me dissesse quando o problema iria ficar resolvido, senão iria á loja escrever no livro de reclamações, iria fazer uma queixa á ANACOM e para o Provedor do Cliente do Zon. Não obtive qualquer esclarecimento adicional e foi-me dito que tinha toda a legitimidade e todo o direito de me queixar.
Dia 8 de Julho, já passados 6 dias desde que alterei o meu pacote de tv+net+voz para o Iris 4+, a minha box continua com os mesmos problemas, ou seja, ainda não está registada e o erro ainda não foi resolvido, questiono-me se há alguma competência nos funcionários da Zon, porque honestamente não me parece que estejam empenhados em resolver o problema. A justificação continua a ser a mesma em cada ajuda a que eu recorro, seja nas lojas Zon, seja pelo contacto do apoio técnico atrás referido, mesmo assim voltei a ligar e falei com o Sr. Henrique Vale, que depois de eu ter novamente explicado o que se passava, o mesmo novamente se justificou com o tal erro informático que teima em não desaparecer ou ser resolvido, tendo eu novamente dito que iria queixar-me a todas as entidades que estão relacionadas com a Zon, mas não me parece que a Zon também esteja preocupada com essa situação, porque até os próprios funcionários da ZON dizem que me posso queixar á vontade, mas que com isso o problema não se vai resolver quando eu quiser (mais uma vez arrogância e ironia para com um cliente). Mais uma vez, foi-me prometido pelo Henrique Vale que até ao dia de hoje (9 de Julho), ás 13h00 o problema finalmente iria ficar resolvido e que eu iria ser informado via sms. Como já esperava, nada disso aconteceu.
Pela última vez, hoje dia 9 de Julho de 2013, 7 dias após ter a box com os referidos problemas sem resolução, decidi que pela última vez, antes de recorrer às queixas na ANACOM, Portal das Queixas, livro de Reclamações e Provedoria do Cliente, iria ligar para o 800992525 (supostamente Apoio Técnico, mas que de apoio nada têm). Assim o fiz, falei com o Sr. Miguel Batista e como já era de esperar, as respostas são as mesmas e resolver os problemas não acontece. Hoje mais uma vez, o funcionário com quem falei, neste caso o Sr. Miguel Batista, prometeu-me que no espaço de uma hora iria ser contactado para se resolver o problema, ora, liguei eram 20h45, são 23h15 e da Zon nem sinal e o problema mantém-se.
Para além disso, ainda hoje contactei a linha de Apoio ao Cliente da Zon, (16990), falei com um Sr. Ricardo Pereira, às 20h58 que não resolveu nada e quando eu exigi falar com o supervisor do mesmo, a resposta do Sr. Ricardo Pereira foi que não era possível porque o referido supervisor só lá estaria amanha dia 10 de Julho, acho isto inadmissível, não haver um superior 24h por dia numa linha de Apoio ao Cliente. Para além disso o S.r. Ricardo Pereira, ainda afirmou que em relação ao meu problema com a box, não pode fazer nada e que teria que esperar até 5 dias.
Dia 10, efetuei uma reclamação no livro de Reclamações da loja Zon Tv Cabo do C.C. Braga parque, local onde tudo começou á mais de uma semana e agora irei reclamar para todos os locais que puder e tudo farei para que a Zon seja devidamente punida.
Por toda esta extensa situação, peço a vossa intervenção para que as pessoas responsáveis por tudo isto sejam devidamente punidas e também devido á situação até que ponto eu, cliente, não deveria ser compensado com a situação.