Queixa relativa a Instalação eléctrica feita por Jorge Luís Ruas Gunas.
Comprei um apartamento T3 em Lisboa, em segunda mão, ao qual mandei efetuar uma remodelação quase completa.
A parte eléctrica ficou a cargo da empresa do eletricista Sr. Jorge Gunas (empresa com o mesmo nome) e incluía:
– Mudança dos fios eléctricos, colocação de spots nas partes comuns e WC’s, tiras de LED na sala e quartos, downlights na cozinha, renovação das tomadas e interruptores, instalação de algumas tomadas novas na cozinha (porque se adicionou uma coluna com micro-ondas, forno e televisão encastrados, que não existiam), substituição das instalações telefónica e da TV cabo e instalação de som ambiente em várias divisões da casa.
Os primeiros três pagamentos foram efetuados por transferência bancária mas, após estes, o Sr. Jorge começou a exigir que os pagamentos lhe fossem pagos em dinheiro, excepção feita ao equipamento para iluminação que foi comprado diretamente por mim.
Todo o restante equipamento eléctrico foi comprado pelo Sr. Jorge Gunas aos seus fornecedores (tomadas, interruptores e equipamento de som ambiente). Nunca me entregou as faturas do equipamento que ele comprou nem dos serviços por ele prestados, apesar de eu lhe ter feito insistentes pedidos nesse sentido dizendo que mas entregaria no final dos trabalhos… mas nunca me entregou nenhuma fatura!
A Instalação eléctrica da TV cabo ficou mal feita: o técnico da ZON que se deslocou à casa para efetuar a ligação verificou que em algumas divisões não havia sinal e, ao retirar as tomadas da parede ficou espantado ao ver que os fios estavam soltos e não ligavam a lado nenhum! Foi necessário efetuar nova marcação com a TV cabo porque o Sr. Jorge Gunas, nesse dia, não se disponibilizou para resolver o problema; na segunda vez, foi o técnico da TV cabo que teve de refazer a referida Instalação eléctrica pois o Sr. Jorge não sabia fazer a Instalação eléctrica cor rectamente.
Quando procedi à colocação dos candeeiros descobri, com surpresa, que se acender o candeeiro na suíte a iluminação do hall da suíte deixa de funcionar, e vice-versa.
Na cozinha há algumas posições de aquecimento do forno que fazem disparar o quadro geral da eletricidade, ficando a casa sem luz, o mesmo acontecendo quando a máquina de lavar está em funcionamento em simultâneo com o aspirador!
O telefone fixo também não funciona!.
Estive mais de dois meses a contactar o Sr. Jorge Gunas para que ele efetuasse todas as reparações que ele deixou deficientes, mas ele foi sempre adiando para “o final da próxima semana” ou “o início da semana seguinte”(sic), etc., e nunca apareceu!
Várias vezes chegou a combinar o dia e a hora, o que me obrigou a faltar aos meus compromissos laborais para estar em casa, mas o Sr. Jorge Gunas nunca apareceu… até que passou a desligar-me o telemóvel sempre que o contacto.
Divulgo este episódio para que sirva de aviso, tanto a particulares como a empreiteiros, para que pensem duas vezes antes de contratar os serviços do Sr. Jorge Gunas.
Embora não me pareça que haja dois eletricistas com este nome, para que não fiquem dúvidas, trata-se do Sr. Jorge Luís Ruas Gunas, empresa com sede na Rua Diogo Cão, Lote 833 R/C Esq. 2650-312 AMADORA, com o n.º de contacto 916023548 e o NIF 207099219.